Metodologia utilizada na realização do projeto
A natureza da metodologia é de cunho qualitativo. A técnica de coleta de dados foi feita por meio de entrevista, realizada entre os meses de maio e junho de 2011, na Universidade de Brasília, campus de Ceilândia- FCE- UnB. A amostra consiste em 12 docentes, sendo elas duas professoras de cada curso: Enfermagem, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional, Farmácia e duas de conteúdos dirigidos a todos os cursos.
A natureza da metodologia é de cunho qualitativo. A técnica de coleta de dados foi feita por meio de entrevista, realizada entre os meses de maio e junho de 2011, na Universidade de Brasília, campus de Ceilândia- FCE- UnB. A amostra consiste em 12 docentes, sendo elas duas professoras de cada curso: Enfermagem, Fisioterapia, Saúde Coletiva, Terapia Ocupacional, Farmácia e duas de conteúdos dirigidos a todos os cursos.
A entrevista é um importante instrumento de trabalho nos vários campos das ciências sociais. É procedimento utilizado na investigação social para a coleta de dados a respeito de um tema proposto.
Utilizaremos o tipo de entrevista semi-estruturada, com o objetivo de obter, das entrevistadas, respostas fundamentadas por perguntas orientadoras. Esse tipo de técnica apresenta como principais vantagens: dar maior flexibilidade, podendo o entrevistador repetir ou esclarecer perguntas, formular de maneira diferente, especificar algum significado ou o contexto, servindo como garantia de que está sendo compreendido. Alem disso oferece maior oportunidade para avaliar atitudes e condutas, podendo o entrevistado ser observado naquilo que diz e como diz: registro de reações, gestos, etc. As perguntas serão abertas, e para facilitar a rapidez da entrevista utilizaremos gravador de voz. Ao fim utilizaremos o programa: Express scribe para transcrever as entrevistas.
A análise de dados tentará responder aos aspectos seguintes: o que as professoras compreendem e sentem a respeito do tema proposto; mostrar se houve ou não experiências de cunho preconceituoso relacionado a gênero e se conhecem alguma mulher acadêmica que sofreu discriminação por gênero; relatar os fatos ocorridos; relatar as condutas de cada professora que foi discriminada.
A interpretação de dados visará analisar a validade, a relevância, a especificidade, a clareza, a profundidade e a extensão do assunto. Relacionando as respostas com embasamento teórico e a observação das atitudes das entrevistadas.
Serão entregues termos de consentimentos para serem assinados pelas entrevistadas e entrevistadoras, onde consta sobre o anonimato e o cunho voluntário. Em caso de alguma alteração entraremos em contato para informar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário